Tuesday, June 25, 2013

Ruin Academy / Marco Casagrande


Arquiteto: Marco Casagrande
Localização: Taipei, Taiwan
Equipe: Nikita Wu
Coordenadores Jut Foundation : Lea Yi-Chen Lin, Yi-Ling Hung
Área: 500.0 m2
Ano: 2010
Fotografia: AdDa Zei

Ruin Academy é um centro independente de pesquisa em arquitetura no Núcleo Urbano em Taipei, Taiwan. Esta academia funciona em cooperação com a Finlândia, baseado no Casagrande Laboratory e na taiwanesa JUT Foundation for Arts and Architecture.


A Ruin Academy tem como objetivo de repensar a cidade industrial e o moderno man in the box. Ela organiza workshops e cursos para várias universidades taiwanesas e internacionais, incluindo a National Taiwan University Department of Sociology, Tamkang University Department of Architecture, Aalto University Sustainable Global Technologies Centre e a Helsinki University of Arts and Design Department of Environmental Art. A pesquisa e as conversas sobre design circulam livremente entre arquitetura, desenho urbano, environmental art e outras disciplonas da arte e ciência com o foco geral no ambiente humano construído. No edifício todas as paredes internas e todas as janelas foram removidas para que dentro da casa cresça bambu e outros vegetais. Os professores e alunos estão dormindo e trabalhando em ambientes feitos com mogno e também aproveitam de uma sauna pública no 5o andar. Em todo o edifício foram feitos furos de 15 cm para deixar que "chova dentro". A academia é vista como um exemplo ou um fragmento da Cidade da Terceira Geração, a ruína orgânica de uma cidade industrial. Sem suas ruínas o homem é apenas um macaco comum.


A Ruin Academy está localiza em Taipei, em um edifício residencial de 5 andares abandonado e transformado em composto para a cidade moderna. Composto como futura parte do solo. 

Lá não desenhamos, mas buscamos ganchos no conhecimento local da bacia de Taipei e reagimos sobre isso. O design não deve substituir a realidade. O conhecimento local está pressionando, através do tecido industrial da moderna Taipei, como um doença boa para a cidade. A Academia é um olhar para este processo que mantém a cidade viva. Em Taipei está crescendo a Cidade da Terceira Geração - a verdadeira realidade para além do absurdo industrial.


A academia trabalha com Taipei como estudo de caso urbano e com outros projetos menores tem Taiwan, a fim de determinar os elementos da Cidade da Terceira Geração. Nossos alunos/operadores não são voluntários; eles são chamados de construtores/jardineiros. Nós queremos cultivar uma cidade e tratá-la com acupunturas urbanas encaminhando a cidade para o orgânico. Taipei é terra-de-ninguém, dominada pelo industrialismo oficial e pela anarquia da selva. Em avós nós confiamos. A academia está em constante mudança misturando ruína com canteiro de obras.

CIDADE DA TERCEIRA GERAÇÃO
Estamos focados na pesquisa da Cidade da Terceira Geração - a ruína da cidade industrial. A pesquisa é feita em colaboração com universidades taiwanesas e finlandesas, grupos e indivíduos com a Adacemy atuando no acompanhamento de uma série de workshops e de trabalhos individuais. Somos um campo de refugiados voluntários dentro da comunidade arquitetônica. Talvez seja melhor chamar de ambiente humano construído em vez de arquitetura ou desenho urbano. Ou apenas ambiente humano. A cidade 3G é uma matriz orgânica da natureza misturada com a construção humana. O domínio da terra-de-ninguém está sempre mudando. O conhecimento local sabe disso. Parece pouco mas é forte. Uma cidade suando humanidade e constantemente limpando esse suor. O controle arquitetônico é um processo de doação deixando a natureza tomar conta. O modernismo perdeu e a máquina ira se tornar orgânica. Isto aconteceu em Taipei e é isto que estudamos. A Ruin Academy é uma máquina orgânica.

ANATOMIA:
  • Térreo - Exposto, aberto e com o solo aparente. Camada de resíduos de construção para drenagem. 5 oliveiras.
  • 1o pavimento "Arquivo" - Pedaços da casa em pedras brancas. Aberturas de 15 cm ao longo da fachada. Uma ponte de mogno através do vazio do térreo. Pilha de sujeira no canto. Lareira.
  • 2o pavimento "Dormitório estudantil" - Unidades dormitórios para 4 estudantes feitas em mogno. Mesas de trabalho e bambus crescendo. Jardim com maracujá, Aspenium nidus e repolho chinês. Aberturas de 15 cm por todo o piso e teto. Cozinha e banheiros.
  • 3o pavimento "Professores" - Camas de mogno sobre rodas. Bambu crescendo pelas janelas. Aberturas de 15 cm no piso e no teto. Cozinha e banheiros.
  • 4o pavimento, "Lounge" - Palco. Bambu crescendo pelas janelas. Aberturas de 15 cm no piso e no teto. Banheiros. Lareira.
  • 5o pavimento "Sauna" - Sauna pública, tudo em mogno; melhor sauna do Pacífico. Um ambiente de estar, pedras brancas. Chuveiros com bambu. Aberturas de 15 cm.
Joanna Helm / ArchDaily Brasil

No comments: